A inclusão de Soledade na lista de municípios em área de risco de febre amarela provocou ontem uma corrida ao posto central de saúde em busca da vacina contra a doença. Desde as primeiras horas da manhã, centenas de pessoas já formavam longa fila em frente ao local. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Antônio Pilatti, pelo menos 2,5 mil moradores da zona urbana foram vacinados.
Duas equipes volantes percorreram o interior do município, principalmente nas áreas onde foram registradas mortes de bugios. Foram vacinadas 1,2 mil pessoas das localidades de Boqueirão do Butiá, Passo dos Ladrões, São Tomé, Passo dos Loureiros e São Jorge. Na quinta-feira, 340 moradores da localidade de Curuçu já haviam recebido a vacina. Segundo o secretário, ali foi registrada a maior incidência de óbito de bugios. Pelo menos 50 animais foram encontrados mortos desde outubro. O trabalho da vacinação vai continuar hoje e amanhã em todo o município. Segundo o secretário, falta imunizar ainda moradores de dez localidades. Na segunda-feira, devem chegar a Soledade mais 15 mil doses.
Em Ijuí, a intensa procura de vacina contra a febre amarela por moradores de municípios fora da área de risco da doença levou a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a adotar nova estratégia. Somente para Panambi, que não faz parte da lista, foram enviadas 5 mil doses ontem, atendendo pedido feito pelas autoridades municipais. Para a coordenadora de Vigilância em Saúde da CRS, Clarice Hass, existe a preocupação em garantir que não falte vacina nos municípios considerados de risco. Na região, até agora foram vacinadas 65 mil pessoas e, conforme Clarisse, mais 15 mil devem receber imunização. Postos de saúde ficarão abertos neste sábado nos municípios de Ajuricaba, Chiapeta, Pejuçara e Ijuí.
O envio de mais doses para Panambi deverá amenizar a situação registrada durante a semana em Ijuí. Por três dias consecutivos, houve a necessidade de apoio da Brigada Militar para organizar a fila no ponto central de vacinação.
O secretário de Saúde de Santa Maria, José Haidar Farret, confirmou que hoje e amanhã não haverá vacinação nos postos de saúde e hospitais do município. O atendimento deve retornar na segunda-feira, quando mais um posto estará integrado à campanha. A Policlínica do Rosário atenderá das 8 às 12h. Segundo Farret, não estão mais sendo distribuídas senhas para que seja feita a aplicação da vacina.
(CP, 17/01/2009)