O Grupo Técnico Científico (GTC), criado pelo governo do estado para avaliar e identificar as causas, efeitos e medidas preventivas às catástrofes naturais em Santa Catarina realizou a primeira reunião de 2009 nesta quinta-feira (15 de janeiro), na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis. O encontro foi preparatório para o desencadeamento efetivo das ações do Grupo a partir de fevereiro.
O Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Edson Silva, Secretário Executivo do Grupo, abriu os trabalhos lembrando o grande desafio a ser enfrentado. "Temos um trabalho enorme pela frente, a sociedade espera muito de nós".
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc) e coordenador geral do GTC, Diomário de Queiroz, relatou as ações realizadas desde dezembro, entre elas a atuação para sensibilização do governo federal no sentido de garantir a compra de um radar meteorológico para Santa Catarina. Ele disse ainda que nesse período a Defesa Civil catarinense manifestou-se acerca da necessidade de Grupo ter um caráter permanente, oferecendo ao órgão suporte técnico e científico para definição de ações. Ele ressaltou ainda que, além de planejar ações preventivas de longo prazo, é obrigação do GTC desencadear ações imediatas, cujos resultados permitam que se avance na direção desejada.
Hugo Braga, pesquisador da Epagri/Ciram e coordenador técnico do GTC, propôs a sistematização das atividades a serem desenvolvidas, buscando esclarecer a forma de atuação do Grupo a partir de fevereiro. A partir dessa proposta ficou definido que, a princípio, o GTC vai atuar em cinco frentes:
- ações estruturantes (avaliação dos equipamentos necessários, definição das formas de financiamento, avaliações de caráter jurídico etc)
- ações não estruturantes (levantamentos, diagnósticos etc)
- projetos de pesquisa e desenvolvimento técnico-científico
- políticas públicas preventivas (subsídio à Defesa Civil, subsídios ao planejamento estadual e municipal etc)
- Ações de capacitação
Para a próxima reunião, que ficou marcada para o dia 06 de fevereiro, os membros do Grupo apresentarão um levantamento dos projetos já desenvolvidos na área por cada instituição e uma síntese das sugestões a serem estudadas. Além da Epagri/Ciram e da Fapesc o Grupo é composto por representantes da Secretaria Estadual deDesenvolvimento Social, da sociedade civil e de diversas universidades catarinenses. A reunião de
fevereiro vai contar também com membros do Ministério das Cidades que vêm a Florianópolis especialmente para o encontro.
(
Adjorisc, 16/01/2009)