A petrolífera espanhola Repsol informou nesta quinta-feira ter descoberto petróleo e gás em águas rasas na bacia de Santos, a 185 quilômetros da costa de São Paulo. Os indícios de hidrocarbonetos foram identificados no poço denominado de Panoramix (S-M-674), situado no bloco BM-S-48.
"Os primeiros resultados indicam indícios de hidrocarbonetos em áreas localizadas entre as profundidades de 3.760 metros e 4.602 metros do poço", afirma a companhia, em comunicado.
Ainda de acordo com a Repsol, serão feitos testes mais aprofundados para a caracterização das propriedades do material encontrado. Ainda não há estimativa a respeito dos volumes contidos no bloco.
A área é operada pela Repsol, em parceria com a Petrobras (35%) e Woodside (25%).
Ao todo, a Repsol tem 24 concessões exploratórias na costa brasileira, entre os quais participações nos prospectos de Guará e Carioca, onde foram feitas descobertas na camada pré-sal, com a perspectiva de grandes volumes de petróleo e gás. Em 11 desses blocos, a Repsol é operadora.
A empresa vendeu recentemente seus ativos, no Brasil, na área de downstream (distribuição e refino). A Repsol justificou os negócios informando que vai se concentrar na área de exploração e produção no país. A companhia tem produção de 14 mil barris/dia no país, decorrente da participação de 10% no campo de Albacora Leste, na bacia de Campos, que é controlado pela Petrobras.
(
Folha Online, 15/01/2009)