Neste domingo (18/01) fará um mês que o governador do Mto Grosso do Sul André Puccinelli sancionou a Lei estadual nº 3.597, de 17 de dezembro, que institui o Programa Estadual de Incentivo ao Uso de Sacola Retornável. O projeto foi proposto pela deputada Celina Jallad em conjunto com o deputado Júnior Mochi.
O programa tem a finalidade de promover o uso de sacols retornáveis para o transporte de mercadorias adquiridas em lojas, supermercados e outros estabelecimentos. As ações visam a preservação do meio ambiente, concessão de incentivos fiscais e a elaboração de cadastro dos estabelecimentos participantes.
“As embalagens usadas nos dias atuais são descartadas muito facilmente – em geral após uma única utilização. Infelizmente, essas sacolinhas entopem os bueiros, sujam os córregos e cabam sendo responsáveis pela retenção de lixo e até inundações. Não nos esqueçamos de que esses mesmos saquinhos liberam toxinas perigosas à saúde quando incinerados”, disse Celina no dia da aprovação do projeto na AL.
Ela lembra que muitas vezes defendeu a preservação do meio ambiente e que o assunto foi abordado quando a parlamentar era presidente da Comissão de Turismo, na Assembléia Legislativa. "Esse assunto deve fazer parte do cotidiano das pessoas, porque se o meio ambiente estiver preservado, melhor qualidade de vida teremos", finalizou ela.
(Por Marília Capellini, AL-MS, 18/12/2008)