Aumentou para 110 o número de municípios no mapa de risco da febre amarela no Estado. A Secretaria Estadual da Saúde incluiu ontem o município de Soledade, na região do Planalto, na lista devido à morte de 30 bugios em menos de um mês. Chegam, hoje, ao município 5 mil doses de vacina, que começarão a ser aplicadas na Linha Curuçu.
Em Júlio de Castilhos, o secretário de Saúde, Reynaldo Hoffmann, disse que a vacinação iniciada em 18 de dezembro já imunizou 15.347 dos 20.057 habitantes. Cinco bugios foram encontrados mortos no município e outro, que ainda estava vivo, foi encaminhado para exame em Porto Alegre. O resultado do laboratório ainda não foi divulgado. Neste sábado, a campanha será intensificada no posto de saúde central, com atendimento das 8 às 18h. Toda a população de Júlio de Castilhos deverá estar imunizada nos primeiros dias de fevereiro.
O movimento continuou intenso nessa quinta-feira nas unidades de saúde e nos hospitais da Brigada Militar, da Guarnição do Exército e no Universitário de Santa Maria. Por determinação do secretário de Saúde, José Haidar Farret, as unidades, que só atendiam na parte da tarde, passaram a ter expediente também no período da manhã. Hoje, um posto para vacinação funcionará no bairro Campestre do Menino Deus.
Em Uruguaiana, as 950 doses disponíveis esgotaram-se em três dias, pois até moradores de Itaqui buscaram a vacina. A previsão é de que a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde repasse mais 2 mil doses na próxima segunda-feira.
(CP, 16/01/2009)