O Programa Pró-Mar-de-Dentro, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), manteve reunião com a ONG Nordestão e com a Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente de Osório, para tratar do plano de trabalho do projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes, cujas ações estão previstas em convênio proveniente da Consulta Popular 2007, em demanda aprovada pelo Corede Litoral.
Reuniram-se a coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira; a coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Lílian Zenker; a Secretária do Meio Ambiente de Osório, Leda Famer, acompanhada da engenheira florestal Luciane Barcellos; o presidente da ONG Nordestão, com sede em Balneário Pinhal, Pedro Gonçalves, e o diretor do Parque Estadual de Itapeva, em Torres, Fábio Minossi.
O convênio entre o Estado, por meio da Sema, e a ONG Nordestão, com interveniência do município de Osório, deverá ser assinado nos próximos dias. Prevê ações socioeducativas que promovam o consumo consciente, a geração de renda, a preservação dos recursos ambientais e a gestão ambiental local, utilizando como instrumento a educação ambiental, a fim de construir um processo sólido de mudança de conceitos e atitudes nas comunidades envolvidas.
Conforme explica Maria Elisabete Ferreira, a gestão ambiental compartilhada, na qual o projeto se insere, visa à promoção e ao apoio à gestão do meio ambiente pelos municípios, incluindo ações em recursos hídricos, implementação de saneamento, recuperação e proteção dos ecossistemas e de sua biodiversidade, manejo ambiental sustentável das atividades agrícola, pecuária, florestal, pesqueira e turística, entre outras; adoção de tecnologias limpas. "Neste conjunto de ações buscamos promover mudanças comportamentais e das formas de consumo e produção, inserindo a dimensão ambiental nos diversos setores da sociedade e políticas vigentes", destaca a coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro.
Os objetivos do Projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes deverão ser alcançados por meio da formação e capacitação de pessoas. "A população do Corede Litoral aprovou esta demanda, visando à realização de atividades de formação e capacitação de grupos sociais dos municípios da região, que fazem parte da área de abrangência do Pró-Mar-de-Dentro. As atividades socioeducativas vão capacitar representantes das comunidades atingidas, que terão o papel de multiplicadores em suas localidades, contribuindo para a gestão ambiental compartilhada", explica Elisabete Ferreira.
O projeto beneficiará diretamente os municípios de Balneário Pinhal, Osório, Mostardas, Maquiné e Torres. O início das atividades do projeto está previsto para março.
(Sema, 15/01/2009)