Em reunião de lideranças, vereadores de Porto Alegre comentaram problemas envolvendo as obras do corredor de ônibus da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia.
João Dib (PP) alertou que os problemas ocorridos no corredor de ônibus da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia não são de responsabilidade da prefeitura e sim da Metroplan, do governo do Estado. Dib criticou o projeto do Plano Cicloviário apresentado pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Afonso Senna, e afirmou que a proposta deveria estar contida em um plano viário da Cidade, que não existe. Segundo ele, Senna propôs 495km de ciclovias para Porto Alegre. Ele questionou como funcionará avenidas como a Indepêndencia nas horas de maior fluxo e lembrou que, na Ipiranga, seriam necessárias várias adaptações e obras.
Reginaldo Pujol (DEM) lembrou que problemas no corredor da Baltazar de Oliveira Garcia, que dá acesso ao município de Alvorada, decorrem da transformação da avenida em via rápida. Pujol lembrou ainda que as três perimetrais existentes na cidade não foram concluídas em toda sua extensão e a quarta perimetral sequer foi iniciada. "São obras que já deveriam ter sido executadas." Para ele, é preciso que os vereadores evitem fazer "uma discussão míope" sobre alturas de prédios para priorizar problemas da cidade. Conclamou vereadores a serem ousados e a pensarem Porto Alegre racionalmente na revisão do Plano Diretor.
(Por Carlos Scomazzon, Ascom CMPA, 15/01/2009)