Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos firmaram nesta quinta-feira um acordo de cooperação na área nuclear civil que prevê a transferência de componentes e materiais nucleares entre os dois países. Esse acordo, que ainda deve ser ratificado pelo Congresso nesta sexta, foi assinado no Departamento de Estado pela secretária Condoleezza Rice e por seu colega emirense, xeque Abdullah ben Zayed al Nahiyan.
Negociado há vários meses, o acordo estabelece as bases jurídicas para a venda por parte dos Estados Unidos de tecnologia e materiais nucleares para essa monarquia do Golfo exportadora de petróleo e próxima do Irã.
O texto fixa limites para a venda de materiais, prevê controles para evitar qualquer risco de proliferação e impede toda atividade de enriquecimento, ou de extração de urânio nos Emirados, que são signatários do Tratado de Não-Proliferação (TNP) e se comprometem a não utilizar materiais físseis com fins militares, explicou o Departamento de Estado, em uma nota. O comunicado descarta ainda qualquer risco de proliferação nuclear.
(AFP, G1, 16/01/2009)