O deputado estadual pelo Paraná Edson Strapasson (PMDB) participou na última segunda-feira (12/01), no Estação Embratel Convention Center, da solenidade de posse do presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Álvaro José Cabrini Jr. Junto com parlamentar, que é engenheiro civil e representou a Assembléia Legislativa do Paraná (AL-PR) no evento, estiveram presentes o vice-governador Orlando Pessuti, o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agricultura (CONFEA), Marcos Túlio de Melo, o presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Carlos Roberto Bittencourt, além de outras autoridades e convidados.
Strapasson destacou a trabalho de Cabrini à frente da presidência do Conselho. “O engenheiro Cabrini realizou uma bela gestão no Crea nos último três anos. Além de modernizá-la, consolidou a instituição com uma grande parceira da sociedade paranaense. O Crea sempre esteve à disposição, contribuindo com a Assembléia Legislativa, com o governo estadual e, principalmente, com toda a sociedade. Essa colaboração tem sempre, em primeiro plano, o planejamento, a ação coordenada e o controle tecnológico das obras públicas, a fim de garantir a segurança daqueles que a utilizam”, disse.
Cabrini ressaltou que a aproximação com o legislativo será intensificada. “Os engenheiros, arquitetos e agrônomos têm muito a contribuir com o seu conhecimento técnico no embasamento de projetos de lei. Vamos fazer este trabalho de aproximação novamente junto à Assembléia Legislativa e às Câmaras de Vereadores das cidades paranaenses”.
Parceria
Como vice-presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Alep, Strapasson falou ainda sobre a colaboração direta do Conselho com a comissão. “É importante criarmos um canal de comunicação direta entre a comissão e o Crea, estabelecendo uma parceria para realização de vistorias. Assim, poderemos, em um prazo de poucas horas, receber, quando necessário, relatórios produzidos pelo Conselho para que possamos dar mais agilidade ao trabalho do Legislativo estadual”.
Contribuição
A não privatização da Copel é um grande exemplo de contribuição do Crea-PR com a sociedade. Strapasson relembrou a participação direta do Conselho durante as discussões na Assembléia Legislativa sobre a privatização da empresa. “O Crea nos deu à época a sustentação técnica necessária para que de uma forma clara e transparente pudéssemos debater com toda a sociedade paranaense a privatização da Copel. Mantê-la sob a administração do poder público foi uma grande vitória que conquistamos com a colaboração da instituição”, finalizou.
(AL-PR, 14/01/2009)