A governadora Yeda Crusius deverá visitar hoje as obras da Usina Hidrelétrica Monjolinho, que está sendo construída entre os municípios de Nonoai e Faxinalzinho. As atividades estão em estágio avançado, com 85% do projeto previsto já concluído. A usina, que terá uma potência instalada de 74 megawatts, vai gerar energia suficiente para abastecer 2% da demanda do Estado.
A barragem terá 74 metros de altura e a previsão é de que esteja concluída até maio. Atualmente, já foram erguidos 72 metros. Também em maio deve ser iniciado o enchimento do reservatório. As obras civis da casa de força estão em fase de conclusão e o pórtico rolante de movimentação dos equipamentos já entrou em operação. As turbinas estão sendo instaladas, enquanto os túneis forçados e condutos que levarão a água do reservatório até as turbinas já foram finalizados.
Outras etapas da obra que devem ser concluídas em breve são o edifício de controle, a concretagem da tomada d’água, o vertedouro e as lajes da barragem, além da montagem dos geradores e demais equipamentos eletromecânicos. Também está sendo construída a linha de transmissão de 138 quilovolts, que terá 18,5 quilômetros de extensão e levará a energia gerada até a subestação da Eletrosul em Passo Fundo. A Monel, responsável pela hidrelétrica, já solicitou à Fepam a licença para operar no rio Passo Fundo.
A implantação da usina, cujo investimento é de R$ 236 milhões, gera 700 empregos diretos e 1,5 mil indiretos. A obra conta com o financiamento do BNDES e faz parte do PAC, do governo federal.
(CP, 15/01/2009)