A primeira unidade de triagem do Brasil que trabalha exclusivamente com lixo hospitalar não-contaminado entrou em operação na manhã de hoje, 14, quando foi assinado convênio entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Associação Comunitária dos Trabalhadores de Recicláveis. "Mais do que o pioneirismo, que sempre é gratificante, e os benefícios que a unidade trará para o ambiente, festejamos a criação de 42 empregos diretos e a formalização do trabalho que, principalmente nesta época de crise, vai garantir a renda de tantas famílias", destacou o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks (veja vídeo).
A nova Unidade de Triagem Hospitalar (UTH) é a 16ª conveniada com o DMLU e está localizada em um pavilhão de 500 metros quadrados junto à estação de transbordo, na Lomba do Pinheiro. "Hoje, recolhemos oito toneladas diárias desse resíduo, em 18 hospitais da cidade, mas queremos ampliar o trabalho junto às clínicas, pois a unidade tem condições de triar até 20 toneladas diariamente e ampliar o número de trabalhadores para 60", avalia o diretor da Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem do DMLU, Jairo Armando dos Santos.
Na cerimônia de inauguração, o presidente da associação, Edson Ferreira, em nome dos trabalhadores, agradeceu à prefeitura pela oportunidade de qualificação da atividade dos recicladores da Lomba do Pinheiro. A secretária municipal de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, destacou o grande número de mulheres no grupo e deu ênfase ao conceito de transversalidade. Após agradecer a presença dos representantes dos hospitais que compõem a parceria, Moncks lembrou que este é o terceiro galpão de triagem e reciclagem de lixo que o DMLU entrega à comunidade em menos de um ano.
(Prefeitura de Porto Alegre, 14/01/2009)