O presidente da Assembleia Legislativa (AL-RS), deputado Alceu Moreira (PMDB), participou na noite desta terça-feira (13/01) da cerimônia de posse do novo presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Luiz Alcides Capoani, eleito para a Gestão 2009/2011.
A cerimônia foi realizada no Teatro Dante Barone e contou com a presença do presidente do Conselho Federal do CREA, Marcos Tulio de Melo; do vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; do conselheiro do CREA-RS, deputado Adão Villaverde (PT), representando o governo Federal, do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sebastião Melo, além de secretários de Estado.
Em seu pronunciamento, Alceu Moreira destacou a importância do Crea para a construção das políticas de Estado por ter, em seus quadros, profissionais altamente qualificados. “Aqui, no Parlamento gaúcho, no espaço mais democrático do Rio Grande do Sul, o Crea poderá participar e colaborar na busca das soluções para os gargalos do Estado e na construção das políticas de curto, médio e longo prazo do futuro de nosso Estado. Esta participação definitiva e qualificada do Crea será através das reuniões na Sala da Convergência da Assembleia Legislativa, no espaço reservado para a sociedade civil organizada”.
O presidente disse ainda que o Crea possui os melhores planejadores da engenharia e da arquitetura do Estado, com condições de planejar não apenas a ocupação espacial do solo urbano, mas também cidades voltadas para todos “onde haverá espaço para a dignidade humana”.
Em seu discurso, Capoani se declarou emocionado ao ser empossado como presidente do Conselho gaúcho e ressaltou o clima de cordialidade e respeito que está caracterizando a mudança de gestões. “Quero destacar o modo como o presidente Gustavo Lange e a diretoria conduziram a transição de forma amistosa”, ressaltou o presidente eleito.
Também estiveram presentes à cerimônia, os deputados Gilberto Capoani (PMDB), Carlos Gomes (PPS), Luis Augusto Lara (PTB) e Paulo Azeredo (PDT).
(Por Mauro Moraes, Agência de Notícias AL-RS, 14/01/2009)