Em vários bairros de Jacarta passou a ser obrigatório ir de bicicleta nas deslocações a trabalho, para reduzir a poluição e promover uma vida saudável, informou fonte municipal.
“É obrigatório. A bicicleta é um bom meio para lutar contra as alterações climáticas mas também para promover uma vida sã”, explicou Ahmad Sotar, porta-voz do município de Jacarta-Sul, que abrange uma zona de 145 quilómetros quadrados e onde vivem 2,5 milhões de habitantes.
A medida, em vigor desde ontem, não proíbe os funcionários de ir de carro para o emprego. Mas uma vez chegados ao seu posto de trabalho, estes são obrigados a pôr de lado as chaves do veículo e a sair montados numa bicicleta.
A decisão surpreendeu uma das localidades mais poluídas e mais “engarrafadas” do mundo, onde andar de bicicleta é perigoso e pouco recomendável para a saúde. Além disso, entrou em vigor em plena estação das chuvas, que normalmente inundam muitas ruas de Jacarta.
O governo local já tinha causado polémica no início do mês ao ordenar o início das aulas nas escolas públicas para as 06h30, em vez de ser às 07h00. O objectivo é combater os engarrafamentos ao adoptar diferentes horários nas escolas e locais de trabalho.
A área metropolitana de Jacarta, onde vivem cerca de 20 milhões de pessoas, não tem uma rede de transportes comum.
(AFP, Ecosfera, 14/01/2009)