O tempo chuvoso e a falta de material atrapalham a reconstrução das casas e dos prédios públicos e comerciais atingidos pelo temporal na noite da úlitma quinta-feira em Salto do Jacuí. Mesmo com a ajuda de equipes de municípios da região, o prefeito Ilton Larri Costa calcula que serão necessários de 30 a 40 dias para a conclusão do trabalho. Ele destaca que até agora, com a distribuição de 24 mil telhas, apenas 25% do serviço foi concluído. 'A necessidade é de pelo menos 90 mil folhas de telhas de 4 milímetros e de 20 a 25 mil com 6 milímetros', disse ele.
Na manhã de ontem, a Defesa Civil carregou quatro carretas e dois caminhões com 10,5 mil telhas da CEEE em Esteio. Conforme Costa, a Defesa Civil acena com a possibilidade de parar com a ajuda. 'Aí a dificuldade aumenta mais, apesar da participação do município', explica.
Equipes com carpinteiros e trabalhadores de municípios vizinhos auxiliam na recuperação dos estragos. O prefeito ressalta que todo auxílio é bem-vindo para o SOS Salto do Jacuí, com depósitos para a conta número 10844-8 da agência 3762-1 do Banco do Brasil. Donativos podem ser enviados também à Defesa Civil e prefeituras da região.
(CP, 14/01/2009)