O Pacto das Águas chega, nesta quinta-feira (15/01), a Crateús, e na sexta (16/01), a Iguatu e Crato, a fim de envolver a comunidade no processo de elaboração de um Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Ceará. A partir do documento "Cenário Atual dos Recursos Hídricos" elaborado pelo Pacto das Águas, a comunidade será estimulada a pensar os problemas locais para buscar soluções nos próximos encontros a serem realizados em escala municipal e regional.
A atual etapa de trabalhos do Pacto conta com o envolvimento dos comitês de bacias. Serão realizadas, em janeiro e fevereiro, oficinas em todas as regiões do Estado. "Agora chegamos ao foco da questão. Conhecer e identificar de perto os desafios a serem enfrentados por toda a sociedade – órgãos, entidades e cidadãos em geral", afirma Eudoro Santana, coordenador do Pacto das Águas.
As oficinas desta semana acontecem no Crede 13 de Crateús (BR 223, km 03), na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu e no Núcleo de Prática Forense da URCA, no Crato.
O documento Cenário Atual dos Recursos Hídricos traz à sociedade uma compilação de dados sobre a distribuição, gerenciamento, condições de oferta de água no Estado. Com ele, pode-se contar com um diagnóstico atualizado, resultado de diversos seminários, encontros e oficinas realizadas durante o ano passado.
O Pacto das Águas tem sido articulado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa, envolvendo cerca de 86 instituições. O Parlamento assume o papel propositivo, propondo ao final deste ciclo um Plano Estratégico para os Recursos Hídricos do Estado. Esta articulação tem sido exemplar para outros estados a partir de uma visão estratégica e sustentável para a garantia da Segurança Hídrica.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 13/01/2009)