Um dos projetos de lei que voltará a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) no início de fevereiro é o do deputado Lula Morais (PCdoB), que prevê a criação do Programa de Captação de Água da Chuva. O objetivo da proposta é promover a captação, armazenamento e a utilização das águas pluviais pelas edificações urbanas e, assim, reduzir o problema de inundações, além de racionalizar o consumo da água.
O projeto prevê a captação e o armazenamento da água de chuvas em tanques ou cisternas e sua utilização para atividades que não requeiram o uso de água tratada, como regar jardins ou lavar roupas, veículos e pisos. Pela nova lei, empresas de construção ficariam obrigadas a instalar um sistema de calhas e caixas de armazenamento em imóveis que abriguem mais de 50 famílias e em prédios comerciais.
Lula Morais destaca a gravidade do problema da falta de água em todo o mundo e ressalta o problema do desperdício, especialmente nas áreas urbanas. Ele lembrou ainda que, muitas vezes, às águas vêm em excesso, o que causa, além do desperdício, o problema das enchentes e situações de calamidade pública.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 13/01/2009)