O prefeito José Fogaça sancionou hoje, 13, os projetos de lei que viabilizam os empreendimentos projetados por Grêmio e Inter para se credenciaram a participar da Copa do Mundo de 2014. Os projetos dos clubes foram aprovados pela Câmara Municipal no dia 29 de dezembro de 2008.
De modo diferente do que ocorre na maior parte das 18 cidades candidatas a Copa, em Porto Alegre os estádios serão construídos ou reformados com recursos oriundos exclusivamente da iniciativa privada. Os projetos sancionados pelo prefeito alteram regimes urbanísticos de áreas relacionadas aos clubes, permitindo que os projetos da dupla Gre-Nal, de construção do novo estádio pelo Grêmio e de modernização do Beira-Rio pelo Inter, sejam concretizados.
A confirmação dos projetos é mais uma etapa importante na preparação da cidade para receber a Copa do Mundo. Na tarde de ontem, 12, o prefeito assinou termo que apresenta as garantias complementares, que isentam de impostos municipais a Fifa e suas entidades vinculadas. O mesmo foi feito pelos governos estadual e federal.
(Prefeitura de Porto Alegre, 13/01/2009)