A equipe de Vigilância Sanitária de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve diariamente inspeções nos estabelecimentos da Capital que comercializam e armazenam água mineral para avaliar as condições de higiene sanitária dos locais.
De acordo com a química da Vigilância de Alimentos da SMS, Maria José Sá Britto, é importante que os consumidores adquiram apenas produtos em estabelecimentos licenciados pela saúde. "Ao comprar a água, as pessoas devem verificar se o produto está devidamente lacrado e rotulado, com aspecto límpido, armazenado em local adequado, ao abrigo da luz, não depositado diretamente no chão e sem acúmulo de sujidades nos recipientes", enfatizou.
Sanções - A química lembrou ainda que os estabelecimentos que não apresentam condições satisfatórias de higiene sanitária para comercialização da água mineral estão sujeitos às sanções da Lei 9.944/06, que trata das condições de depósito e armazenamento das bombonas de água mineral. "Os estabelecimentos que não se adequarem à lei podem ser autuados, ter suas atividades suspensas ou interditados parcialmente ou totalmente", afirmou.
Para mais esclarecimentos, entrar em contato com a Equipe de Vigilância de Alimentos, no endereço Padre Cacique, 372, 5º andar - telefone 3289-2400, ou pelo e-mail alimentos@sms.prefpoa.com.br.
(Prefeitura de Porto Alegre, 13/01/2009)