A Defesa Civil de Minas anunciou na manhã desta segunda-feira(12) que o número de cidades que decretaram estado de emergência em decorrência das chuvas subiu para 71. Segundo balanço do órgão, as chuvas dos últimos meses já deixaram 25 mortos, além de 8.006 pessoas desabrigadas e 66.107 desalojadas, ou seja, estão em casas de parentes e amigos.
A última cidade a decretar situação de emergência foi Presidente Bernardes, que tem atualmente dois decretos de emergência em vigor, segundo informações da Defesa Civil. Um deles é referente a uma chuva de granizo e outro relacionado às chuvas que atingiram o município no fim de ano.
Neste fim de semana, o município de Belo Horizonte também registrou existência de situação anormal nas áreas atingidas pelas chuvas, e decretou estado de emergência. Segundo o decreto, as chuvas afetaram centenas de moradias, pessoas, vias públicas e vários automóveis.
Segundo a Defesa Civil do Estado, além dos 71 municípios que decretaram estado de emergência, outras 35 cidades também registraram prejuízos devido às chuvas.
A previsão para os próximos dias é de calor com aparição de sol entre nuvens em todo o estado de Minas, segundo a Defesa Civil estadual. As chuvas devem acontecer de forma rápida no fim da tarde e durante a noite.
Estradas
O governo do Estado de Minas informou nesta segunda-feira que dez trechos de rodovias estão interditados devido a problemas causados pelas chuvas.
Um desses problemas está na MG-40 (km 69) onde danos na infraestrutura de uma ponte impedem a passagem de carros entre Brumadinho e Bonfim. Problemas em uma ponte também deixam o km 97,7 da MG-220 interditado entre Santo Hipólito e a BR-135.
Na MG-252 (km 14), na MG-350 (km 2) e na MGC-367 (km 348,4) três pontes também estão danificadas e interditam trechos das rodovias. Já na MG-111 (km 104,2), o DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem) aponta a queda da ponte Ribeirão Limeira como responsável pela interdição no trecho entre Itabirinha e Barra do Ararinha.
Outros trechos interditados são encontrados na MGC-417 (km 10), na MG-416 (km 0,2), na MGC-458 (km 30,3) e na BR- 482 (km 21,2).
(Folha Online, 12/01/2009)