Depois das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo, a preocupação agora é com os casos de leptospirose. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), dos 293 casos notificados, 55 foram confirmados. Além disso, cinco óbitos foram registrados: quatro na Grande Vitória e um em Aracruz, no norte do estado.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros do ES, Anderson Pimenta, a Defesa Civil e a Sesa estão orientando os moradores das áreas atingidas a não entrar em contato com a água e a lama acumuladas nas ruas após as enchentes.
Ele também informou que a Defesa Civil estadual vai distribuir 400 kits de desinfecção com produtos para auxiliar na limpeza das casas.
A leptospirose é uma doença infecciosa grave, provocada pela bactéria leptospira, presente nos rins dos roedores domésticos e transmitida ao homem pela urina desses animais. O período de incubação dura de um a 30 dias e os sintomas são febre alta, dor de cabeça e dores musculares. Nos casos mais graves, icterícia (coloração amarelada na pele e nos olhos), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem causar a morte.
(Agência Brasil, 13/01/2009)