A Prefeitura de Gravataí está trabalhando para formalizar uma parceria entre diversos municípios e a APNVG (Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí) visando à intensificação da fiscalização sobre as águas da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
Na tarde desta segunda-feira (12), o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), José Amaro Hilgert, recebeu o diretor do Departamento de Meio Ambiente de Santo Antonio da Patrulha, Alexandre Gomes, para tratar do assunto. "Santo Antonio da Patrulha é o primeiro município que estamos contatando, mas vamos procurar os gestores de todas as cidades que compõem a Bacia do Gravataí para criarmos uma gestão integrada para a fiscalização deste grande manancial hidrográfico que abastece mais de 1,5 milhão de pessoas da Região Metropolitana", afirmou Hilgert.
De acordo com o presidente da FMMA, a participação da APNVG na parceria é fundamental, pois a entidade poderá disponibilizar o aerobarco (único tipo de embarcação que navega em locais pantanosos e de difícil acesso). "No Rio Grande do Sul, existem apenas dois aerobarcos, e um deles é da APNVG. Portanto, é fundamental que tenhamos esta entidade ao nosso lado, pois só assim poderemos monitorar todo o curso do Rio Gravataí", avaliou Alexandre Gomes.
Os dois gestores projetam que a efetivação da gestão integrada para a fiscalização da Bacia Hidrográfica leve, no máximo, 30 dias. "Esta discussão já está em pauta há quatro anos, mas tenho certeza que agora vamos conseguir viabilizá-la. Temos vontade política, disposição para o diálogo e urgência na adoção de medidas efetivas contra a caça, a pesca, a drenagem e a poluição nas nossas águas", afirmou Hilgert.
(Prefeitura de Gravataí, 12/01/2009)