A 17ª Unidade de Triagem (UT) conveniada ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) será inaugurada quarta-feira, 14. No Brasil, é a primeira UT a trabalhar exclusivamente com lixo hospitalar não-contaminado. (fotos)
A nova Unidade de Triagem Hospitalar (UTH) receberá os resíduos que o DMLU recolhe em 17 hospitais. "Como trata-se de um resíduo de melhor qualidade, com mais valor, vai gerar uma renda acima da média para esse grupo de novos trabalhadores", destaca o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.
A nova UTH será gerida pela Associação dos Trabalhadores de Recicláveis, que reúne 42 pessoas. A unidade está localizada em um pavilhão de 500 metros quadrados, junto à Estação de Transbordo do DMLU na Lomba do Pinheiro, ao lado da outra UT diferenciada, a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC).
Além de duas prensas, um elevador de carga e uma balança eletrônica, a nova UTH também terá cozinha comunitária. "A Federação dos Hospitais recolhe o lixo hospitalar contaminado e que não pode ser reaproveitado. E agora o DMLU dará uma destinação melhor para esse resíduo que estava indo para o aterro sanitário", explica o diretor da Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem, Jairo Armando dos Santos.
Hospitais onde o DMLU recolhe o lixo hospitalar não-contaminado
1) Hospital de Clínicas de Porto Alegre
2) Hospital de Pronto Socorro
3) Hospital Conceição
4) Hospital Cristo Redentor
5) Centro Clínico Mãe de Deus (Rua Costa, Menino Deus)
6) Centro Clínico Mãe de Deus (rua Soledade - Petrópolis)
7) Hospital São Lucas da PUCRS
8) Hospital Divina Providência
9) Hospital Ernesto Dornelles
10) Hospital Geral do Exército
11) Instituto de Cardiologia
12) Hospital Materno-infantil Presidente Vargas
13) Complexo Hospitalar Santa Casa
14) Hospital Luterano (Ulbra)
15) Hospital Independência (Ulbra)
16) Hospital Fêmina
17) Hemocentro – Secretaria Estadual de Saúde
(Prefeitura de Porto Alegre, 12/01/2009)