A Divisão de Conservação e Manutenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), coordenada pelo biólogo Rodrigo da Cunha, realiza hoje à noite, 12, atividades de controle de colméias alojadas em troncos de árvores nativas, em continuidade aos trabalhos de prevenção ao aumento de ocorrências relativas a exames de abelhas na cidade.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, o trabalho prevê a realização de dendrocirurgias, fechamento de cavidades em troncos com cimento, para evitar o apodrecimento da árvore pela proliferação de fungos. "Esses enxames localizados dentro de árvores em parques, praças e áreas públicas constituem risco aos freqüentadores, além de serem vetores de novos enxames, na medida em que cada um gera no mínimo mais dois enxames por ano, que podem se instalar em locais inadequados", destaca.
Roteiro - A atividade terá início no Parque Farroupilha (Redenção), devendo abranger 25 vegetais. O roteiro inclui Praça Amabile, Rua Casemiro de Abreu, Rua Anita Garibaldi, Avenida Pirapó, Avenida Caçapava, Praça Dr. Maurício Cardoso, Rua Carlos de Carvalho, Avenida Alegrete, Rua Marquês do Alegrete e Bairro São João.
Desde 2005, a Smam promove atividades preventivas com relação ao controle de enxames. Atualmente, constam 233 solicitações a serem atendidas, somente em áreas públicas, de acordo com indicações por parte da população, 28 delas dentro de árvores.
(Prefeitura de Porto Alegre, 12/01/2009)