A Lei 9.058 que cria o “Dia Estadual da Reciclagem” é mais uma ação para despertar o interesse pela preservação ambiental
Mais um projeto de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), foi sancionado em dezembro pelo governador Blairo Maggi. Com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da coleta, separação e destinação correta de materiais recicláveis, foi instituído, por meio da Lei 9.058, o ‘Dia Estadual da Reciclagem’.
O dia escolhido é 05 de junho. Nessa data é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, desde 1972. O parlamentar lembra que há 37 anos, em Estocolmo, na Suécia, aconteceu a realização da primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
De acordo com Sérgio Ricardo, a celebração dessa data estabelece uma nova alternativa de ação à preservação do ecossistema. Para ele, a reciclagem pode ser considerada um dos melhores meios para manter a capacidade do meio ambiente de se regenerar.
Segundo explicou, no primeiro semestre de 2008, Mato Grosso retirou do meio ambiente 3,18 mil toneladas – 21,89% das 14,55 mil toneladas recolhidas em todo o país. O Estado de São Paulo, embora lidere a estrutura de reciclagem, com 80 unidades de coleta contra 22 em Mato Grosso, fica em terceiro lugar na lista (13,9%), atrás do Paraná (17,5%).
“A reciclagem é uma das formas de sensibilização pública para a preservação do meio ambiente. É também um dos meios mais concretos e práticos para evitarmos o desgaste dos recursos naturais e promovermos geração de emprego e renda. Está acessível a todos, podendo se tornar um hábito pessoal, familiar e comunitário”, disse Sérgio Ricardo.
(Por Jaime Neto, Secretaria de Comunicação AL-MT, 12/01/2009)