A prática de abandonar embalagens de agrotóxicos no campo, à margem dos rios ou de incinerá-las, tem se tornado cada vez menos comum entre os agricultores gaúchos. Números do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) dão conta de que no Rio Grande do Sul o número de embalagens encaminhadas à entidade subiu de 1,735 milhão em 2007 para 1,922 milhão entre janeiro e novembro de 2008.
A justificativa para o incremento está na maior conscientização dos produtores e no aprimoramento da questão logística, com a expansão no número de unidades de recebimento. "Os agricultores estão mais cientes de seus compromissos perante a lei, fazendo a tríplice lavagem das embalagens e devolvendo-as aos postos", avalia o coordenador regional de operações do Inpev, Marcelo Lerina.
Em dois anos, o Estado ganhou outros quatro postos de coleta, que contabilizados junto com as unidades centrais chegam a 36. Outro fator que também tem colaborado para o aumento do volume de embalagens recebidas pelo instituto é a realização da coleta itinerante, que percorre os municípios que ainda não contam com postos do Inpev. Os números em termos de Brasil também apresentam incremento, saltando de mais de 20 milhões de embalagens encaminhadas ao Inpev em 2007 para cerca de 23 milhões em 2008.
O principal problema gerado pela queima ou descarte irregular das embalagens de agrotóxicos é a contaminação química do solo, lençol freático e dos rios, além da inalação pelo homem, quando são incineradas. "Antes da lei de 2000, que regulamentou a problemática das embalagens, era comum enterrar ou jogar as mesmas na mata, causando grave prejuízo ao meio ambiente e à saúde humana", explicou Lerina.
A taxa de reciclagem do material chega a 92%, sendo o processo realizado por dez recicladoras vinculadas ao Inpev. As embalagens são transformadas em dutos para fios elétricos, caixas de bateria para caminhões, sacos para lixo hospitalar e outros 11 produtos utilizados em diferentes setores da indústria.
Central Endereço
Alegrete Rodovia BR-290 Km 589 - Alegrete/RS
Cachoeira do Sul VRS-809, Km 04 - Estrada da Ferreira - Cachoeira do Sul/RS
Capão do Leão RS-071 , Km 1 - Zona Rural - Capão do Leão/RS
Dom Pedrito Rodovia Municipal 010, Km 02 - Serrinha 1º Distrito
Giruá Av. Presidente Castelo Branco, nº 70 - Pq. Industrial da Cotap
Passo Fundo Rod. Passo Fundo a Marau PF52 - Distrito Industrial - São João da Bela Vista - Passo Fundo/RS
São Luis Gonzaga Rincão Barrigudo s/nº BR-285 - Km 7 - São Luis Gonzaga/RS
Vacaria Estrada da Produção 131, Passo da Porteira - Vacaria/RS
Cidades com postos de recolhimentos
* Bom Progresso
* Capivari do Sul
* Carazinho
* Caxias do Sul
* Chapada
* Condor
* Cruz Alta
Dona Francisca
* Espumoso
* Ibirubá
* Itaqui
* Palmeira
das Missões
* Pantano Grande
* Santa Cruz do Sul
* Santa Maria
* Santa Rosa
* Santa Vitória
do Palmar
* Santiago
* Santo Ângelo
* Santo Augusto
* São Borja
* São Gabriel
* São José do Ouro
* Soledade
* Tapera
* Três de Maio
* Tupanciretã
* Uruguaiana
(Por Ana Esteves, JC, 12/1/2009)