Com a expectativa de receber mais de 80.000 pessoas que deverão visitar a capital paraense durante o Fórum Social Mundial (FSM), a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) iniciará na próxima segunda-feira (12) na Escola Berço de Belém, o processo de capacitação dos voluntários que irão trabalhar de forma direta e indireta nas atividades relacionadas no FSM.
Com o objetivo de implementar uma rede de voluntariado de jovens com idade entre 18 e 24 anos que servirá também para atuar em grandes eventos em Belém, como é o caso de uma eventual Copa do Mundo que poderá ocorrer na cidade. A Paratur, por meio do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ), selecionou e irá capacitar jovens das mais diversas representatividades, entre estudantes universitários, militantes de movimentos sociais, participantes de projetos sociais fomentados pelo Governo (Federal, Municipal e Estadual) e iniciativa privada.
O período de capacitação será entre os dias 12 e 17 de janeiro, com turmas no período da manhã, tarde e noite. O curso terá sete módulos: no módulo I os voluntariados irão entender melhor o Fórum Social Mundial e a importância para cidade, no módulo II serão ministradas informações turísticas sobre o patrimônio histórico – cultural da Amazônia e Belém, enquanto que no módulo III as informações serão a respeito das políticas públicas do Estado do Pará.
Já no módulo IV, os jovens aprenderão técnicas de qualidade no atendimento e hospitalidade. Para o módulo V, todos terão uma oficina de meio ambiente. Nos módulos VI e VII, as atenções estarão voltadas respectivamente para prevenção e combate à exploração de crianças e adolescentes e liderança.
O trabalho de voluntariado garante muitas vantagens aos envolvidos, dentre as quais todos terão certificado de participação da qualificação e da atividade na prática no período do evento, enriquecimento curricular, além da oportunidade de interagir com novas culturas. Nesse sentido, a voluntária Adriana Vilhena, aguarda com ansiedade pelo inicio das aulas.
“A oportunidade de participar de um evento da grandiosidade que é o FSM é única, principalmente pelo fato de ajudar a escrever essa página da história dentro da minha cidade natal. O curso de qualificação será fundamental para o bom desempenho do voluntariado e minhas expectativas para essa fase preparatória são as melhores possíveis” diz Vilhena.
Para a coordenadora no NRQ e membro da equipe técnica de execução do curso, Kátia Barros, toda essa ação contribuirá para construção de uma nova mentalidade aos jovens. “A expectativa é que realmente esses voluntários que vão ser qualificados possam realmente ter, no final do curso, uma percepção do que realmente é a dimensão do Fórum Social Mundial. E que eles possam estar cientes do papel importante que eles irão exercer nesse processo como voluntários” afirma.
O Fórum - O Fórum Social Mundial, que ocorrerá em Belém no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, é um espaço aberto diversificado, não-partidário e não-governamental. Através de uma vasta programação envolvendo países de todo mundo, o FSM tem a finalidade elaborar propostas para formulação de um mundo mais solidário, democrático e justo através da troca de experiências obtidas entre os países no evento. (ASCOM/ Paratur)
(Diário do Pará,
Amazonia.org.br, 11/01/2009)