A Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou neste domingo (11/01)técnicos para Águas de Lindoia e Piquete, ambas no interior paulista, para avaliar a situação desses municípios após as chuvas que fizeram transbordar rios e inundaram ruas e casas.
As equipes irão trabalhar junto com bombeiros da Defesa Civil de cada um dos municípios para identificar o número exato de pessoas desabrigadas e desalojadas, além de avaliar o que foi destruído. Para Piquete, ainda foram enviados técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e uma aeronave.
De acordo com informações preliminares, pelo menos 20 casas foram parcialmente destruídas no sábado (10/01) em Águas de Lindoia (170 km de São Paulo) por causa chuva que atingiu o Estado de São Paulo.
A chuva, que começou durante a madrugada do sábado, também aumentou o volume do ribeirão Piquete e provocou alagamentos na região central da cidade. A Defesa Civil também registrou deslizamentos em morros de Piquete.
A chuva também atingiu Ubatuba, no litoral norte paulista, e Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.
Em Paraty, a Defesa Civil colocou a cidade em estado de emergência. Por causa da chuva, o nível do rio Pereque-Açu aumentou e 12 bairros ficaram alagados. Segundo o Corpo de Bombeiros, 67 moradores foram resgatados de suas casas entre 3h e 5h de sábado.
(Folha online, 11/01/2009)