O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), responsável por 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, vai estar presente de forma atuante na discussão dos grandes projetos para a sociedade, como o Pontal do Estaleiro, a Copa 2014, a solução para a BR 116 Norte/RS e o Trensurb. Conforme o novo presidente da entidade, engenheiro Civil Luiz Alcides Capoani, que acaba de assumir, todas essas questões serão levadas para análise no plenário do conselho, formado por 134 membros.
Em seu primeiro dia de trabalho na presidência do Crea/RS, Capoani promoveu café da manhã com a presença de convidados, entre eles o arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings. 'Representamos 60 mil profissionais e 278 títulos, como de engenheiros, arquitetos, geólogos e técnicos dos mais diversos níveis. Não podemos deixar de participar, tecnicamente e opinativamente, dos empreendimentos de impacto socioeconômico e ambiental, de responsabilidade, também, da nossa categoria', afirma Capoani. A cerimônia de posse ocorrerá às 20h do dia 13, na Assembleia Legislativa.
Outras prioridades de Capoani são a descentralização, com a criação de regionais e o aprimoramento da fiscalização de obras. 'A segurança da parte estrutural dos estádios de futebol para a Copa 2014 passa pelo Crea', enfatiza. Capoani ainda planeja melhorar o relacionamento entre o conselho e os profissionais das empresas executoras de obras, projetos e de serviços.
(Correio do Povo, 11/01/2009)