As regiões do Médio e do Alto Uruguai foram atingidas por temporais nessa sexta-feira (09/01). Em Frederico Westphalen, no Médio Uruguai, uma tormenta com chuva, que durou 5 minutos, derrubou árvores, destelhou casas, alagou ruas e deixou parte da cidade sem energia elétrica. O Corpo de Bombeiros distribuiu 1,2 mil metros quadrados de lona aos moradores que tiveram as residências destelhadas. Em Ametista do Sul, na mesma região, o temporal danificou as coberturas de 50 moradias da zona rural.
No Alto Uruguai, um vendaval seguido de queda de granizo atingiu ontem à tarde o município de Floriano Peixoto, localizado a 40 quilômetros de Erechim. Galpões, aviários e residências foram danificados na área rural. Parreirais e plantações de milho e soja também sofreram prejuízos. O município é um dos poucos da região que não está em situação de emergência devido à estiagem. Até segunda-feira, o prefeito Vilson Babicz poderá decretar a medida, em razão dos prejuízos causados pelo temporal.
Nos municípios de Salto do Jacuí e Santa Maria, o dia foi de contabilizar perdas e reparar estragos feitos pelos temporais de quinta-feira. Em Salto do Jacuí, na região Centro-Serra, o granizo destelhou 2,7 mil prédios da área urbana. Santa Maria, na região Central, teve 255 residências afetadas pelas rajadas de 100 quilômetros por hora.
(Correio do Povo, 10/01/2009)