Depois de ser cobrada pela prefeitura, que exigiu explicações pelo atraso na coleta de lixo orgânico em vários bairros de Ribeirão Preto desde o Natal, a empresa Leão Ambiental normalizou o serviço ontem. Segundo a empresa, o último bairro prejudicado foi o Sumaré, onde dois caminhões fizeram coleta em caráter emergencial anteontem à noite.
Na quarta, o Ministério Público Estadual cobrou do Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) justificativas sobre o problema e sobre o fato de a autarquia não ter multado a empresa por inexecução temporária de contrato. O Daerp não respondeu.
"Me causa estranheza não ter havido punição à empresa. Vou aguardar a resposta do Daerp", disse o promotor Sebastião Sérgio da Silveira. A prefeitura informou que fiscalizou o serviço ontem e constatou a normalização. "O que pode acontecer são problemas pontuais. Nesses casos, os munícipes têm de ligar para 0800-7719792, reclamar e terão o problema resolvido o mais rápido possível", informou o Daerp.
(
Folha de São Paulo, 09/01/2009)