Iniciativa do Sindicato da Indústria do Fumo (Sinditabaco), o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos contabilizou, entre fevereiro de 2007 e maio de 2008, mais de 1,4 milhão de recipientes em municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A finalidade é dar destino correto às embalagens e contribuir para redução da poluição. O projeto, que conta com o apoio das empresas associadas ao Sinditabaco e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), completa domingo, Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, nove anos.
O programa inclui 180 mil produtores de tabaco do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O recebimento segue um cronograma previamente estabelecido. Na entrega de embalagens que passaram pelo processo de tríplice lavagem os produtores ganham recibos para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.
Conforme o presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, o uso de agrotóxicos nas plantações de fumo diminui a cada ano, o que traz como consequência um campo mais limpo e mais saúde para o produtor.
(CP, 09/01/2009)