Os níveis dos rios em toda a região vem baixando significativamente com a estiagem. A microrregional de Dom Pedrito da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vem monitorando os níveis e confirmou em relatório datado de janeiro que a redução é fato: de 122,50 milímetros o Rio Santa Maria, por exemplo, já acusa 120,20, assinalando a redução continuada.
O nível do rio é verificado diariamente, sendo usada a régua instalada no ponto de captação da empresa, tendo como base o nível de referência. A Corsan confirma que o nível já está sendo considerado crítico Estiagem força redução nos níveis de água dos rios em todas as escalas. O Nível C registra o nível considerado crítico em relação ao funcionamento da bomba da Corsan, instalada para recalcar água bruta até a Estação de Tratamento de Água. Já o nível TB (Troca de Bomba) estabelece que a Corsan deve provideciar a troca de bomba para que não ocorra a queima da mesma.
A Corsan faz uma observação de que é considerado nível crítico para que os produtores parem de bombear é 122,16. O nível do Rio Ibicuí D’ Armada também vem registrando em locais de medição da Corsan, um período de água baixa. Reduziu de 87,50 milímetros para 87, 14.
(A Plateia, 09/01/2009)