As larvas foram identificadas em pneus velhos, em uma casa no Centro da cidade.
Estância Velha - Esta semana, a região voltou a ficar em alerta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Na quarta-feira, Estância Velha confirmou a existência de um foco do inseto. As larvas foram identificadas em pneus velhos, em uma casa no Centro da cidade, o que exige trabalho redobrado numa margem de 300 metros em torno da residência.
As autoridades da saúde são unânimes em afirmar que o fim do mosquito depende da comunidade. "Continuamos com o mesmo processo de fiscalização para identificação de possíveis focos, mas precisamos, mais do que nunca, da ajuda da população, seja contribuindo para a extinção de locais onde possa se acumular água, seja permitindo a entrada dos agentes nas residências", informou a secretária de Saúde de Estância Velha, Selma Kley. No Estado, até outubro do ano passado foram notificados 735 casos, 95 deles importados.
O secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, diz que o governo gaúcho não acredita em epidemia de dengue, mas se ocorrer, o Estado está preparado para o pior. Ele explica que o governo está trabalhando com dois cenários. O primeiro é de continuar com a prevenção. Se ela surgir, há recursos disponíveis para aplicar na ampliação de leitos e na colocação de leitos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
(Jornal NH, 09/01/2009)