(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
política ambiental da índia animais silvestres áreas protegidas
2009-01-09

Saris coloridos enfeitam as ruas caóticas de Nova Delhi. Mulheres com rostos encobertos cruzam as ruas, palco de trânsito ensurdecedor. Um país em constante crescimento. O tigre asiático que ainda mantêm o sistema de castas em pleno funcionamento. Contrastes! Aqui ninguém é cidadão. Absolutamente, ninguém. Camelos enfeitados atravessam estradas guiados por homens de turbantes e suas mulheres silentes. Crianças descalças brincam em meio a uma sujeira surreal. Um país de sabores, cheiros e cores. De desigualdade e discriminação. Lugar apaixonante, encantador, mas também assustador.

O país da computação e da tecnologia da informação. Destino certo de muitas empresas. Em Bombaim, empresários cruzam rápidos em direção aos novos escritórios que proliferam rapidamente pela cidade. Mas o dia-a-dia deste país é absolutamente sem nenhuma modernidade. A vida diária é rudimentar em qualquer proposta de organização ou planejamento. Um país da falta completa de cuidado. Associada a esta falta de organização, vive um sexto da população do mundo. Cidades poluídas. Rios contaminados. Animais silvestres em meio a montanhas de lixo, competindo entre si e com pessoas por um pouco de comida.

A pátria da espiritualidade. Iogues, mestres, iluminados, diferentes templos e ashrams. O país dos antigos Vedas, dos textos sagrados que proíbem a destruição da natureza e afirmam que a poluição das águas é um sacrilégio. O corte das árvores também é condenado. Severas referências em defesa das florestas são encontradas em clássicos como Mahabharata e Ramayana. “Amar as árvores como se fossem seus filhos”. “O homem deveria viver em harmonia e em profunda comunhão com a terra”. Mas, na prática, isso não está em lugar nenhum. Parecem mantras repetidos por milhares de anos, sem que as pessoas tenham a menor percepção do seu significado. Aflige o desrespeito que é dado ao bem considerado o mais sagrado de todos, que é a natureza. É o sagrado se tornando profano até o extremo da mais absurda insanidade.

Natureza no seu estado primitivo, sagrada, total, plena, é rara de se ver por aqui. O mundo natural que se vê aqui é o reflexo da mente humana, tal qual como pode ser produzida por esta multidão. O que se encontra aqui é a realidade interior. É reflexo do que há na alma humana. Então, como não se surpreender que o mesmo país que se intitula como o mais espiritualizado do mundo, é o que também traz uma natureza totalmente destruída, como qualquer outro não espiritualizado. O que se vê é um completo colapso. Uma terra colapsada. Um lugar miserável em termos de políticas e ações em prol da conservação. É como ter em suas mãos um livro onde quase todas as páginas foram arrancadas, destruídas e profanadas. E quando se depara com algumas, esquecidas, últimas páginas sagradas dessa natureza selvagem, da vida silvestre abundante, da fauna exuberante, dos lugares extraordinários, é difícil conter a emoção.

É também esta natureza sacra que tem impulsionado multidões de visitantes para esta terra antiga. Que tem movimentado o mercado do turismo, como um dos melhores locais do mundo para fotografia de vida silvestre. Turistas que topam a empreita de viajar à Índia para visitar os parques nacionais. E o ponto alto destas visitas é conseguir avistar a maior de todas as estrelas, o exuberante tigre indiano. Animal solitário, símbolo da vida silvestre deste país.

Originalmente, o tigre tinha uma grande área de distribuição de locais de altas altitudes, como as florestas do Himalaia, atingindo regiões como os deltas e manguezais de Sunderbans, até as florestas do Rajastão. Desafio salvar esta espécie que no século 19 chegou a uma população de aproximadamente 40.000 indivíduos. Em 1972, a população foi reduzida para insignificantes 1.800 animais. Esta redução se deu simplesmente, pela absurda redução dos ambientes naturais devido ao crescimento demográfico. Além desta destruição, o tigre foi usado durante anos pela medicina popular, como “ingrediente” para manipulação de medicamentos para tratamento de artrite e, não menos surpreendente, como afrodisíaco. Agora, a indústria do turismo, sem controle, pode ser considerada a nova ameaça.

Graças ao esforço do Project Tiger, foi possível instituir várias áreas protegidas e ações mais efetivas para proteção da espécie. Levando ao aumento da população, em 1986, para aproximadamente 4.000 felinos.

O Parque Nacional de Ranthambore nasceu como um dos resultados deste esforço. A área é exuberante, com uma vida silvestre abundante. Autoridades oficiais admitiram, em 2005, que a população de tigres naquela área era de 47 indivíduos, número contestado pela não-governamental Tiger Watch, que afirmou haver no local apenas 15 animais. Independente da assertividade, os números pressionaram o governo a aumentar a área do parque em 4.000 km2 e a realocar populações humanas que viviam em áreas importantes, por ser necessário mantê-las livres da presença do homem.

Mas visitar os parques da Índia também é uma imersão na triste realidade das áreas protegidas mundiais. Nenhuma informação é repassada ao visitante que entra e sai delas sem se dar conta de que entrou num local protegido. Na entrada, uma série de ambulantes tentam convencer turistas a comprar produtos com a logomarca do parque. Cada um vende o que quer e não há qualquer retorno para a área. Da mesma maneira, uma série de guias levam e trazem turistas, principalmente europeus. Há uma tentativa de controle, mas apenas baseada na venda de entrada. Lembrando que muitos entram extra-oficialmente e sem controle.

O planejamento utilizado naquele parque, basicamente, é usado para dispersar as centenas de grupos que visitam a área ao mesmo tempo. Mas nunca se sabe para onde se está indo, apenas se vê outros grupos constantemente cruzando. Uma conversa em hindi entre os guias dá a impressão de que eles sabem onde estão indo. O visitante sorri e fica imaginando que se tivesse recebido alguma informação nem que fosse uma simples orientação cartográfica norte–sul, facilitaria bastante. No próximo instante, o guia repassa as informações básicas do safári.  O bonito hindi é deixado de lado e, em inglês, dá boas-vindas e fala que aquele lugar é realmente maravilhoso. Olhando para o céu, pede a proteção de Ganesha, ergue as mãos umas três vezes, numa cara de devoção, e o visitante ali, parado, simplesmente não acreditando que estas são as informações. Não há como não sorrir novamente e relaxar, afinal de contas aqui é a Índia, e tudo tem que ter este “charme” espiritual.

Cervos por todos os lados. Macacos saltitando. Paisagens maravilhosas e a expectativa de que num determinado momento o felino apareça. A vida silvestre é realmente abundante. Não se deixa de avistar animais em nenhum momento. Mas quanto ao tigre, não há como prever sua aparição; não há como esperar esta precisão da natureza. Quando a manhã já está quase no fim, há algo no ar; todos os animais ficam elétricos. Agitação, vocalização e corrida. Não há dúvidas: há tigre na área. Dois minutos e ali está diante dos olhos do visitante. Um animal imenso, um macho de uns 200 quilos, enorme, jovem, marcando o território. Neste momento não interessa se foi por proteção de Ganesha, experiência do guia, ou pura sorte. Isso não tem nenhuma importância. O que interessa é que, quando se avista um destes animais, a emoção é tamanha que não há como transcrever. O coração dispara. As lágrimas correm pelo rosto. Um profundo agradecimento por existirem parques nacionais. Uma completa satisfação. Uma emoção tamanha. A raridade de um destes encontros. Uma experiência única. Um marco na vida de qualquer pessoa.

Passada a emoção, um novo sentimento aparece, que é o de desespero porque esta natureza primitiva esta definitivamente no fim. Não há como mantê-la muitos anos. É uma contagem regressiva do que realmente desaparecerá para sempre. Restarão apenas os antigos Vedas que continuarão a enfatizar a necessidade de proteção dos ambientes naturais. E as pessoas seguirão repetindo e profanando o que é considerado sagrado.

Mas a contemplação da natureza em seu estado mais primitivo é o único e absoluto sagrado. É a manifestação do divino. E assim se caminha entre o sagrado e o profano. Surpreendendo-se, ainda, diante de cada área protegida que se visita. Feliz por ter a capacidade de se emocionar frente às manifestações da natureza selvagem. E, mesmo não conseguindo prever por quanto tempo isso ainda será possível, não se pode permitir que a tristeza tome conta, ao contrário o que surge é uma profunda alegria por saber que há muitas pessoas que sentem esta mesma emoção e estão dispostas a continuar dedicando suas vidas por esta causa, a qual embora tão profanada é de todas a mais sagrada.

(Por Verônica Theulen, OEco, 08/01/2009)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -