Temporal deixou casas destelhadas e sem luz, postes e árvores no chão e rodovias bloqueadas. Foram apenas 20 minutos de chuva e ventos fortes em Santa Maria, mas suficientes para deixar um saldo de 11 casas destelhadas, árvores e muros caídos, 27 mil pessoas sem luz e estradas bloqueadas, por volta das 17h desta quinta-feira.
Nesse curto espaço de tempo, choveu 19 milímetros na cidade e os ventos chegaram a 100 km/h — segundo a Base Aérea de Santa Maria —, causando pavor em quem estava na rua ou viu as telhas de suas casas irem pelos ares. Os bairros Camobi, Passo das Tropas e a Vila Maringá presenciaram ainda chuva de granizo.
A queda de árvores e barreiras provocaram o bloqueio da RSC-287, no trecho entre a Base Aérea e o trevo de acesso a Silveira Martins. Na noite desta quinta, policiais do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar trabalharam para a liberação do trecho, que ocorreu por volta das 20h30min.
Na RS-804, perto de Silveira Martins, postes caíram na beira da estrada, e o trânsito estava em meia pista até o início da noite. O mesmo ocorreu na RS-511, em direção ao distrito de Arroio Grande, com a queda de uma árvore.
Na BR-392, depois da lombada, árvores caíram sobre a pista e o trânsito ficou em meia pista, não chegando a ficar bloqueado totalmente.
Na Região Central choveu forte também em Silveira Martins e Restinga Seca, mas não houve danos nessas cidades.
AES Sul
A AES Sul havia recebido 370 pedidos de atendimento até as 19h30min desta quinta. A assessoria de imprensa da empresa disse que o serviço de manutenção estava prejudicado por causa do rompimento de um cabo de fibra ótica, mas acredita que o atendimento vai se normalizar ainda nesta quinta.
(Diário de Santa Maria, ZH, 09/01/2009)