O velho e bom ouvido à disposição dos vizinhos. Saber o que eles têm a dizer, atentar-se às suas expectativas e estabelecer um laço de respeito com a comunidade que vive próxima à sua sede fabril. Essa é a intenção da Veracel com o Programa Diálogo com Vizinhos.
Criado em julho de 2007, o programa já reuniu cerca de 250 pessoas, cujas propriedades estão próximas às regiões da fábrica, florestas nativas e plantações da Veracel, que está situada no Sul do Estado da Bahia, uma região que abrange os municípios de Eunápolis, Canavieiras, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
Segundo o coordenador de silvicultura da empresa, Agnaldo Vitti, o objetivo é ouvir os moradores do entorno, conhecer seus questionamentos, percepções e fornecer informações sobre os processos produtivos e as práticas sustentáveis da Veracel. “Já fizemos cinco encontros. Primeiro mostramos a fábrica, depois abrimos para discussão com o grupo. Hoje, já estamos na segunda rodada do programa que retorna em março e abril deste ano”, explica Vitti.
O coordenador de silvicultura diz que o diálogo com os vizinhos foi uma fórmula interessante que a empresa encontrou para se aproximar da realidade de sua comunidade. O objetivo é interagir e contribuir com soluções que estão ao seu alcance. “Hoje se uma cerca é quebrada em nossas terras, liberando um gado de uma propriedade vizinha, podemos atender ao problema imediatamente”, comenta”. Isso segundo ele, minimiza problemas e dificuldades.
No ano passado, o Encontro com Vizinhos, como é conhecido o evento, foi realizado nos dias 16 e 18 de dezembro, na RPPN Estação Veracel, com os Vizinhos da Central A e B respectivamente. As principais intervenções dos participantes foram no sentido de solicitar o apoio da Veracel para atender a demandas como instalação de sistemas de eletrificação e abastecimento de água, colocação de cercas em suas propriedades e melhoria das estradas. “Todas os pedidos são avaliados, respondidos e atendidos de acordo com o planejamento e cronogramas da empresa”, diz Vitti.
Cerca de 50 vizinhos da Veracel participaram do encontro na Estação, que foi iniciado com uma dinâmica de interação e apresentação dos convidados, que já visitaram também a fábrica, e neste ano conhecerão o Núcleo Florestal. Em seguida, a bióloga Ligia Mendes fez uma apresentação, destacando a importância dos projetos de preservação, pesquisa, visitação e educação ambiental desenvolvidos pela Estação Veracel, com seus 6.069 hectares destinados à preservação.
Boa vizinhançaO Programa Diálogo com Vizinhos é desenvolvido pela coordenação de silvicultura, em parceria com a área de responsabilidade social da Veracel. “Nosso objetivo é fazer com que os vizinhos conheçam a Veracel por dentro. Queremos saber deles, como é nossa empresa como vizinha”, acrescenta Vitti.
Para a analista de projetos da área de Responsabilidade Social, Elaine Siqueira, o programa vem ao encontro da missão e filosofia da empresa. “Em todos os nossos programas o diálogo social está em primeiro lugar, mas não optamos pelo monólogo e sim por ouvir as necessidades da vizinhança, para só depois apontarmos nossos projetos”, explica. Segundo ela, o programa tem conseguido transmitir as melhores práticas da empresa e levantar quais são as principais demandas nos entornos. “Muitas coisas são simples de atender, mas antes não chegavam até nós. Hoje, já temos excelentes resultados porque saímos de nossas delimitações e fomos buscar as lideranças, ouví-las e entender suas necessidades. Assim que trabalhamos”, comenta.
Na ótica da analista de projetos, os grupos das comunidades são capacitados para identificar suas necessidades e potencialidades e, a partir daí a Veracel elabora seus projetos para que possa aproveitar as potencialidades para minimizar as necessidades.
“Eu achei ótimo. Toda vez que fizerem um encontro desses podem me chamar que eu venho”, coloca o vizinho Milton Gomes Câmara, do Projeto Piaçava, em Belmonte. Ele conta que fez recentemente um excelente negócio com a Veracel, ampliando e valorizando sua propriedade.
(
Celulose Online, 08/01/2009)