O desenvolvimento sustentável parece ser a perspectiva que impera hoje no cenário mundial das nações preocupadas com o meio ambiente. Mas, como traduzir esse conceito abstrato em ações sociais reais? Esse é o desafio proposto pelo engenheiro Sérgio Trindade, membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPPC), das Nações Unidas, co-ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007. Ele foi recebido ontem pelo presidente e vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre que o convidaram para participar das discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental.
O IPPC é responsável por produzir e reunir informações científicas sobre o clima através de diversos relatórios publicados anualmente. Segundo Trindade, desde 1988, quando o órgão foi criado, já foram publicados três relatórios mundiais de avaliação sobre mudanças climáticas. O último, apresentado em maio na Tailândia, é considerado o mais completo, pois contou com o engajamento de 2.500 cientistas de 130 países. 'O relatório é considerado um marco, pois se chegou à conclusão de que os homens são responsáveis pelo aquecimento global e provocam fenômenos climáticos', relatou. Trindade citou como exemplos as secas na Amazônia, furacões em áreas antes tidas como fora de risco e mesmo as fortes chuvas que assolaram Santa Catarina. Afirmou ainda que o meio ambiente deve incorporar questões econômicas e sociais, visando à sustentabilidade.
O presidente da Casa, Sebastião Melo (PMDB), espera poder contar com sugestões do engenheiro em relação ao meio ambiente, que deverá ser uma pauta permanente da Câmara neste ano.
(CP, 08/01/2009)