A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu na tarde desta quarta-feira (07/01), a visita de Sergio Trindade que ganhou, juntamente com o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, o Prêmio Nobel da Paz de 2007. Ao ser recepcionado por vereadores e funcionários, Trindade foi informado pelo presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), de que Porto Alegre sempre esteve na vanguarda da questão ambiental e que o assunto será contemplado com a discussão do Plano Diretor da cidade, neste ano.
Melo lembrou ainda que a questão ambiental é um dos maiores desafios da humanidade e que a Câmara espera, a partir desse encontro, contar com sugestões de Trindade para tratar do assunto. Salientou também o desfio urbano na Capital começa por moradias irregulares e vai até o Plano Diretor da orla do Guaíba. Lembrou também o projeto do cais do porto que não tem avançado na prática e a criação de um instituto para estudar a cidade, interligada à região metropolitana.“Precisamos de uma agenda da cidade do futuro, de planejamento sem imediatismo e para isso queremos uma discussão aprofundada”, disse o vereador.
Ao se pronunciar, Sergio Trindade recordou que sua primeira visita a Porto Alegre, em 1973 foi por questões ambientais e afirmou que o meio ambiente deve incorporar questões econômicas e sociais, visando à sustentabilidade. “Devemos pensar além do ambiental, pois a sustentabilidade econômica, social e ambiental funcionam juntas”, afirmou. Sobre a política dos EUA para os próximos anos, afirmou que muda muito com a administração de Barack Obama e que o novo presidente está inclinado a levar aquele país à uma posição de liderança nas questões ambientais.
Ao falar sobre o aquecimento global, Trindade disse que “o Brasil é visto como pioneiro na luta contra o aquecimento, sendo o único país, dentre os maiores, que se aproxima da renovabilidade, através dos bio-combustíveis, com produção singular a partir da cana-de-açúcar e com capacidade de desenvolver mercados externos, apesar das críticas ao biodiesel”.
(Por Cláudia Conti, Ascom CMPA, 07/01/2009)