Partiu de São Borja mais uma turma de turistas peregrinos que irão refazer o Caminho das Missões, formador dos antigos Sete Povos Missioneiros. O novo grupo é formado por cinco turistas vindos de São Paulo, que deverão fazer um percurso de 325 quilômetros, entre São Borja e Santo Ângelo.
A professora de História e também peregrina Rosélia Rocha Santos explica que o percurso deve ser feito no período de uma semana. Além do ponto de partida que é São Borja, o trajeto inclui passagem pelas cidades de Garruchos, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, São Miguel das Missões, São João Batista, Entre-Ijuís e Santo Ângelo. Rosélia avalia a caminhada como uma lição de vida que mescla fé, turismo, aventura e, o mais importante, relacionamentos humanos.
O coordenador do grupo, Cláudio Reinke, explica que os pernoites serão feitos em fazendas, 'onde nunca falta a hospitalidade.' Acrescenta que a conversa entre peregrinos é sempre enriquecedora. 'Na prática, há chance de conhecer também a verdadeira história missioneira', explica o coordenador.
(CP, 07/01/2009)