Recurso alocado através de consulta popular irá beneficiar comunidade Canguçuense, com 17 açudes. Trabalho realizado através de consulta popular, em 2007, sobre irrigação em pequenas propriedades no município, irá receber beneficio, com previsão para fevereiro, no valor de R$26.251,16, do governo estadual e uma contra- partida de R$7.850,38 dos produtores.
Como funciona: os produtores haviam se inscrito no programa de irrigação junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Emater. Foram selecionados 17 produtores pelo Conselho de Desenvolvimento Rural. Esses são pessoas ligadas aos diversos órgãos da agricultura e pecuária. Os produtores tiveram condições de ser licenciados pela Emater com autorização da Fepam. Para construção dos açudes a área tem que estar dentro das normas de preservação permanente.
Para a comunidade Canguçuense essa notícia veio em um ótimo momento, pois em meio à estiagem que atinge diferentes regiões do estado, os produtores rurais podem começar a comemorar.
(Por Cíntia Daniela Pereira, Ascom Famurs, 06/01/2009)