De acordo com Rasca Rodrigues, resíduos que estiverem na frente das casas são produção do dia
O secretário estadual de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, garante que o problema do acúmulo de lixo está resolvido no Litoral. Rasca afirmou que na última segunda-feira (5) 526 toneladas de lixo foram recolhidas - 225 toneladas em Matinhos, 167 em Guaratuba e 134 em Pontal do Paraná - e por isso a situação estaria regularizada nas praias. “Lixo acumulado é quando fica de três a quatro dias sem ser coletado e isso não existe mais nas praias. O que está nas lixeiras é apenas o lixo produzido diariamente", afirma.
Rasca disse que os últimos locais em que havia problemas eram nos bairros de Tabuleiro e Canoas, em Matinhos, além de Pontal do Paraná, respectivamente. Em Matinhos a situação foi normalizada por volta das 23h30 de segunda-feira (5), e em Pontal do Paraná na manhã desta terça-feira (6).
Com a resolução do problema, não haverá mais coleta noturna a partir desta terça-feira (6) e o horário de recolhimento do lixo volta a ser das 8 às 18 horas. No centro de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná os caminhões de lixo passam diariamente e nos bairros em dias alternados.
O secretário disse que recebeu cinco denúncias nesta terça-feira (6) de que ainda havia lixo acumulado nas praias. No entanto, não foram confirmadas porque se tratava de residências em bairros mais afastados, onde a coleta é feita em dias alternados.
O secretário afimou que em nenhum momento a coleta deixou de ser feita. “Quem disser que ainda há lixo acumulado, está agindo de má fé”, argumenta Rasca.
Os veranistas e moradores do Litoral que ainda estiverem tendo problemas com o lixo, podem denunciar ao secretário Rasca Rodrigues através do telefone 9973-1129.
(
Gazeta do Povo, 07/01/2009)