A comunidade de Cambará do Sul terá a oportunidade, nesta terça-feira, às 19h, de se manifestar sobre a pavimentação asfáltica da estrada municipal CS-012 na audiência pública que vai apresentar o EIA/Rima integrante do processo de licenciamento ambiental da obra.
A audiência será coordenada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e acontecerá no auditório da Casa do Turista. A obra, com recursos federal e municipal estimados em R$ 13 milhões, será executada pela prefeitura e a estrada tem um total de 11,8 quilômetros, sendo que 3,5 Km já foram asfaltados com licença ambiental anterior.
O Secretário Estadual do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires, participará da audiência pública. Ele explica que a estrada localiza-se na área de entorno de unidades de conservação federais - os Parques Nacionais da Serra Geral e dos Aparados da Serra – e o posicionamento da sociedade é fundamental em se tratando de desenvolvimento sustentável.
Conforme a coordenadora da equipe técnica do EIA/Rima do processo de licença ambiental, arquiteta Claudia Lydner, da Fepam, a estrada faz a ligação entre a área urbana da cidade e o limite do Parque da Serra Geral. "Na audiência pública é apresentado o EIA/Rima para a comunidade, com os potenciais impactos da obra, ou seja, são prestados esclarecimentos para a comunidade sobre o que vai acontecer e as pessoas podem se manifestar", declara Lydner.
"A audiência vai traduzir o conhecimento da sociedade e da comunidade científica no que tange à questão ambiental e também no fomento ao turismo, que é um setor muito importante para Cambará do Sul", destaca o Secretário Simões Pires. "Todas as contribuições serão bem-vindas para ilustrar a tomada de posição na análise técnica do EIA/Rima", afirma ele.
A atual assessora de planejamento do gabinete do prefeito de Cambará do Sul, Novembrina Menegola, que até o final do mandato anterior era secretária municipal do Meio Ambiente, afirma que a pavimentação da estrada é fundamental. "O asfaltamento é de suma importância para melhorar o acesso aos parques, fazendo com que aumente a visitação e, por consequência, a circulação de renda, não só em Cambará do Sul, mas em toda a região". Novembrina Menengola ressalta que para amenizar o impacto ao meio ambiente será utilizado asfalto feito a partir da reciclagem de pneus.
A audiência pública será conduzida pelo arquiteto Manoel Eduardo de Miranda Marcos, chefe do Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam. Segundo ele, após a audiência, até o dia 13 de janeiro, a Fepam receberá comentários sobre o empreendimento, os quais deverão ser protocolados na sede, em Porto Alegre, ou nas Regionais, cujos endereços estão disponíveis na página eletrônica www.fepam.rs.gov.br , clicando em Institucional. Manoel Marcos ainda destaca que para a posição final na análise do EIA/Rima, a Fepam aguardará a manifestação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Ibama), que administra os Parques Nacionais da Serra Geral e dos Aparados da Serra.
(Sema, 06/01/2009)