Antunes participa de audiência em São Paulo sobre a retomada da usina termelétrica de Uruguaiana
Um encontro no dia 20, às 15h, em Brasília, com o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, deve encaminhar a reativação da usina térmica de Uruguaiana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (06/01) pelo deputado Frederico Antunes (PP), depois do encontro que manteve com o presidente da AES Uruguaiana, Jorge Luiz Busato, na sede da empresa em São Paulo. O complexo paralisou as atividades em maio em consequência da interrupção no fornecimento de gás por parte do governo da Argentina.
Técnicos brasileiros e argentinos estão reunidos hoje e amanhã em São Paulo para definir o esboço de um novo contrato para viabilizar a reativação da usina. "Existe uma grande disposição por parte das empresas envolvidas e de ambos os governos para permitir que a usina térmica volte a funcionar e, assim, evitar a transferência do complexo e a perda de muitos empregos e dos tributos que retornam ao município", afirmou Frederico Antunes.
Durante a reunião, que contou ainda com a participação da diretora de Contratos de Energia da AES, Roberta Silvestrin, Jorge Luiz Busato manifestou convicção com o retorno das atividades da usina. "Assim que o acordo for definido, a usina tem condições de reiniciar imediatamente as atividades porque a manutenção é feita periodicamente e porque não houve nenhuma demissão desde a paralisação das operações", explicou.
Para Frederico Antunes, ao contrário do que ocorreu anteriormente, hoje existe disposição das empresas envolvidas – a argentina YPF e a brasileira AES – e de ambos os governos. "Houve uma reversão e acredito que no dia 20 finalmente teremos um encaminhamento para a definição positiva para Uruguaiana e para a Fronteira Oeste", acrescentou.
O encontro em Brasília terá também a participação do senador Sérgio Zambiasi (PTB), do secretário de Energia do Ministério das Minas e Energia, Josias Matos de Araújo, e do secretário adjunto do Ministério das Minas e Energia, Ricardo Homrich.
(Por Cristiano Guerra, Agência de Notícias AL-RS, 06/01/2009)