Um incêndio consumiu nesta segunda-feira (5) pouco mais de 5 hectares de mata atlântica da reserva Jaqueira, onde vivem 32 famílias de índios Pataxós. A reserva, que possui 837 hectares, fica a 30 km de Porto Seguro (a 709 km de Salvador/BA). O fogo começou por volta das 13h e apesar de ter sido debelado em cerca de três horas, atrapalhou o trânsito na BR-367, que liga Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália e ao Aeroporto Internacional de Porto Seguro. “Ainda bem que choveu mais tarde e isso ajudou o nosso trabalho“, contou o sargento bombeiro Reubes Almeida Silva.
Raio – A causa mais provável para o incêndio na reserva, diz o sargento, é a incidência de raios na região. Pouco antes do incêndio, um raio caiu nas proximidades da Cabana Tôa Tôa, uma das mais famosas de Porto Seguro e bem próxima a reserva Jaqueira. O raio atingiu um coqueiro e provocou o surgimento de chamas, mas a chuva apagou o fogo. Não houve feridos.
O Corpo de Bombeiros alerta os banhistas para tomar cuidado em caso de chuva, pois os raios e trovões nessa época do ano são constantes. É recomendável não ficar perto de árvores nem no mar quando estiver chovendo.
(
A Tarde Online/BA, 06/01/2009)