A Defesa Civil de Santa Catarina registra 11 municípios na região sul do Estado em situação de emergência por causa das chuvas, que atingem a região desde o fim de semana. Ao todo, 18 cidades foram afetadas pelas chuvas que atingem o Estado desde o fim de semana, de acordo com a Defesa Civil.
O número de desabrigados e desalojados já chega a 2.212, de acordo com o órgão. São 639 desabrigados e 1.573 desalojados.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a BR-101 continua interditada do km 404, na divisa com Maracajá, até o km 412, em Araranguá, devido ao excesso de água na pista. Com a previsão de sol para os próximos dias a tendência é que as águas baixem e a situação comece a se normalizar no decorrer desta semana, informou a Defesa Civil.
Os municípios em situação de emergência são Araranguá, Criciúma, Forquilhinhas, Jacinto Machado, Turvo, Nova Veneza, Içara, Ermo, Lauro Müller, Siderópolis e Meleiro. Também foram afetados pelas chuvas, mas decretaram emergência Urussanga, Timbé do Sul, Tubarão, Jaguaruna, Laguna, São Martinho, Praia Grande.
A cidade de Meleiro é uma das mais afetadas, com danos em lavouras, galpões e casas. Ao menos 22 residências foram danificadas e quatro prédios públicos. No total, foram afetadas 6.998 pessoas no município. Cerca de 80 estão desalojadas.
Em Nova Veneza, a chuva danificou o sistema de abastecimento de água, energia, transporte e comunicação. Ao menos 24 imóveis sofreram danos, deixando 160 pessoas desalojadas e 36 desabrigadas.
Os deslizamentos de terra que atingiram Laguna, devido às chuvas, provocaram o deslizamento de uma rocha sobre a BR-101, próximo à ponte Cabeçudas, provocando um acidente e lentidão. Na divisa entre Capivari de Baixo e Laguna, há uma lâmina de água sobre a pista de aproximadamente 50 centímetros e extensão de 5 km.
Previsão de chuvas Segundo a Defesa Civil, o litoral sul foi a região mais afetada pelas chuvas, onde os acumulados foram superiores a 100 mm, chegando a 309,3 mm (da milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado) em Timbé do Sul nas últimas 48 horas.
Segundo a Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) o tempo ainda fica instável no litoral neste domingo, com variação de nuvens e chuva fraca em alguns momentos. O nível dos rios se mantém estável e elevado devido ao mar grosso no litoral com ressaca, diminuindo a partir de hoje.
(Folha Online, 05/01/2009)