A troca da empresa responsável pela prestação de serviços de manutenção do Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, está trazendo prejuízos aos usuários. Com a redução dos funcionários, os serviços de limpeza e de guia para as trilhas estão prejudicados e os frequentadores também reclamam do fechamento da Praia de Fora.
A manutenção do parque é responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que, por sua vez, contrata uma prestadora de serviços. O chefe da Divisão de Conservação do Departamento de Floresta e Área de Proteção, Luiz Alberto Mendonça, explicou que há dois meses foi aberto o processo de licitação para troca da empresa. A tramitação burocrática ainda não terminou. 'Enquanto isso estamos fazendo escalas especiais e turnos duplos para garantir os serviços', disse ele.
Sobre o fechamento da Praia de Fora, Mendonça explicou que a medida foi adotada para garantir a segurança dos usuários. 'Não podemos permitir o acesso do público', destacou, porque a beira da praia está com acúmulo de detritos trazidos pela água, como sapatos, plásticos, móveis usados, vidros quebrados e madeiras. A expectativa da direção do parque é que a área seja liberada novamente ao público a partir de amanhã.
Por ser uma área de preservação ambiental, o número de visitantes é limitado. As praias das Pombas e da Pedreira podem receber, no máximo, 350 pessoas por dia. Na Praia de Fora, o número de frequentadores é menor, apenas 200. Para acessar o Parque Estadual do Itapuã é necessária a aquisição de ingresso.
(CP, 06/01/2009)