Engenheiros do Laboratório de Tecnologias em Energia, dos Estados Unidos, desenvolveram uma nova vela de ignição para uso em motores a combustão que utiliza um raio laser, em vez da tradicional faísca elétrica, para efetuar a queima do combustível.
Vela de ignição a laser
Os engenheiros criaram também um sistema de distribuição do laser ao longo do motor que reduz a necessidade de altíssimos picos de potência do laser.
Isso permite o uso de fibras ópticos para enviar pulsos de laser de baixa energia até a vela de ignição.
Maior eficiência do motor
Neste sistema de ignição a laser, a vela pode tornar-se tanto um amplificador do laser recebido das fibras ópticas, quando de um oscilador a laser.
Segundo os pesquisadores, a vela de ignição a laser permite que os motores operem com taxas de compressão mais baixas e com menores proporções ar-combustível do que os motores tradicionais com velas elétricas.
A queima mais eficiente do combustível resulta em menores emissões de gases nitrogenados, os conhecidos NOx, extremamente danosos ao meio ambiente.
Motores a gás
Segundo os pesquisadores, ainda não há previsão de quando o sistema estará pronto para substituir as velas de ignição elétrica dos automóveis.
Segundo eles, o sistema está projetado para operar de forma ótima em motores alimentados por gás natural, utilizados principalmente para geração elétrica em indústrias e em termoelétricas.
(Inovação Tecnológica, 05/01/2009)