A chuva forte do sábado (03/01) rompeu três adutoras de água e deixou sem abastecimento de água praticamente metade de Criciúma. A situação mais grave ocorreu no Rio Criciúma, onde a cheia levou o equipamento e privou de água tratada cerca de 40% do território da cidade.
Com isso, ficaram sem água desde o final da tarde de domingo a região do Rio Maina: os bairros Colonial, Metropol, Floresta, Laranjinha, Vila Zuleima e Santa Luzia, entre outros.
Conforme Alessandro Rabelo, agente da Casan, a recuperação da adutora começou às 5 horas da madrugada deste domingo, e só foi terminar dez horas depois. A normalização do abastecimento estava prevista para o final da noite.
Problemas também nos bairros São Simão e Ceará. No São Simão, o rompimento da adutora se deveu ao deslizamento de uma encosta que danificou a estrutura. Depois dos reparos, a água está prevista para voltar às torneiras depois das 22 horas. No Ceará, a água da chuva quebrou a adutora e o conserto estará concluído ao longo da noite.
"Pedimos paciência à população", salientou Rabelo, em entrevista à Rádio Eldorado.
(Rádio Eldorado de Criciúma, 04/01/2009)