Integrantes paraguaios de grupos denominados como "sem-terra" invadiram hoje a fazenda de um brasileiro em Curuguaty, na fronteira com o Paraná, parte da qual pretendem que o Governo tome e lhes conceda, informaram hoje fontes policiais.
Dezenas de "sem-terra" invadiram a fazenda de Joaquim Fernandes Martins para exigir das autoridades 6.634 hectares que, segundo eles, foram concidadãs em 1993 ao brasileiro pelo então Instituto de Bem-estar Rural (IBR).
Os invasores também acusam que na fazenda de Fernandes teriam ocorrido vários crimes, entre eles o homicídio do agricultor Esteban Hermosilla em 2004, e o roubo de motocicletas, e que na fazenda haveria uma pista clandestina de aterrissagem.
A promotora Filomena Benítez, em companhia de vários policiais, conversou ontem com os "sem-terra", poucas horas depois após invadirem a fazenda.
A agente do Ministério Público deu-lhes prazo até amanhã para abandonar a área, enquanto os ocupantes ilegais anunciaram, por sua parte, que decidirão em uma assembléia se acataram a determinação.
(EFE,
Último Segundo, 04/01/2009)