Projeto ambiental de autoria do presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso (AL-MT), deputado Sérgio Ricardo (PR), o “Abrace o Rio Cuiabá”, será o tema de uma série especial de cartões telefônicos a ser lançado pela empresa de telefonia Brasil Telecom. O termo que firmou a parceria entre a empresa e o Poder Legislativo foi assinado em dezembro.
Serão confeccionados 150 mil cartões com a foto do evento, que na sua última edição em junho de 2008 levou 15 mil pessoas sobre a ponte Júlio Muller, no bairro do Porto em Cuiabá. A ação ambiental “Abrace o Rio Cuiabá” teve início em 2005 e já é considerado o maior evento em defesa do meio ambiente do Centro Oeste brasileiro e integra o calendário oficial do Estado.
O diretor geral da Brasil Telecom de Mato Grosso, Wagner Oliveira Gomes, afirmou que o evento tem um grande apelo ambiental e merece estar estampado nos cartões telefônicos como um reforço pela preservação do rio Cuiabá. “O cartão telefônico, diferentemente de outras mídias, permanece em média de 20 dias com a pessoa e a foto do evento irá sensibilizar os nossos clientes”, argumentou.
Também presente na assinatura do termo de comercialização, o diretor institucional da Brasil Telecom, José Sampaio de Medeiros, afirmou que a empresa tem sido parceira de vários projetos de interesse da sociedade. “Já estampamos, por exemplo, campanha do Hospital do Câncer e o disque-denúncia contra a exploração sexual ganhou destaque nacional”, revelou. Ele informou que os cartões serão distribuídos em Mato Grosso, em outros estados e até para fora do país.
O deputado Sérgio Ricardo afirmou que o “Abrace o Rio Cuiabá” vem cumprindo o seu objetivo de despertar na população o interesse pela preservação. “Os cartões vão dar ainda mais credibilidade ao evento que já deixou de ser uma ação política para ser um ato popular”.
O presidente da Assembléia Legislativa anunciou que para este ano irá ampliar o projeto levando o evento também para Barra do Garças (rio Araguaia), Grande Cáceres (rio Paraguai), Rondonópolis (rio Vermelho) e Vila Bela da Santíssima Trindade (rio Guaporé). A ação já contou com o apoio dos diretores da Brasil Telecom que prometeram lançar uma série especial “Abrace os Rios de Mato Grosso”.
(Por Jaime Neto, Secretaria de Comunicação AL-MT, 02/01/2009)